Como utilizar o email marketing para aumentar meu lucro?

E-mail MarketingCom certeza é a melhor estratégia para você aumentar as vendas no seu site, simplesmente porque a utilização da ferramenta de email marketing é imprescindível para potencializar os resultados em um negócio digital, eu diria que vai um pouco mais além, sem comunicação direta com o visitante do seu site você tem grandes possibilidades de não sair do lugar.

O que é email Marketing?

É uma ferramenta de apoio para o Marketing Digital, o seu usuário assina uma lista de e-mail e você passa a enviar e-mails com uma comunicação pessoal de um para um, claro que os e-mails que você enviará devem estar dentro do contexto do assunto tratado em seu site pois se a pessoa se interessou em assinar uma lista ela quer receber e estar por dentro desse assunto.

Porque devo usar Email Marketing?

O marketing por e-mail ajuda você criar um relacionamento de confiança e quase que pessoal, pois você se torna amigo do seu visitante, gera credibilidade, torna-se autoridade e seu visitante aceitará seus conselhos para resolver seus problemas, a ideia principal de utilizar esse meio de comunicação é fazer com que o seu visitante acesse cada vez mais seu WebSite e depois você transforma ele em um cliente.

Temos que aproveitar a facilidade dessa ferramenta para além de estreitar o relacionamento com seu visitante fazer com que ele lembre-se do seu site e sempre esteja acompanhando, por isso é de extrema importância que você ofereça sempre conteúdos de boa qualidade e que prendam a atenção quando seu usuário voltar para seu site.

Qual a diferença de Spam e Email Marketing?

O Spam nada mais é do que uma mensagem que recebemos por e-mail de forma indesejada, ou seja, sem nossa autorização.

Infelizmente existem muitas pessoas que agem de má fé e enviam e-mails sem autorização prévia, esses e-mails geralmente oferecem algum serviço ou produto.

Existem também empresas que compartilham listas de e-mails de usuários que se cadastraram em algum site e também é fácil encontrar listas de e-mails a venda, e eu desaconselho totalmente essa prática, eu não gosto de receber e com certeza você também não, considero como invasão de privacidade.

O conceito do Email Marketing é totalmente o contrário, a pessoa que entrou no seu veículo de comunicação é interessada no assunto, ela mesma autoriza o envio de e-mails.

Outra diferença é que no email marketing você dá a opção do seu usuário cancelar o envio de e-mails a qualquer momento caso ele desejar.

Como eu crio uma lista de e-mails?

Criar a lista de e-mail é simples, você disponibilizará na sua página da Web um formulário com nome e e-mail e um botão de “Assine”, por exemplo.

O conceito mais importante para começar a receber cadastros em uma lista de e-mails está no que você oferecerá em troca para seu usuário, lembre-se que o conteúdo que você disponibilizar deve ser de qualidade, não adianta oferecer qualquer coisa só para efetivar o cadastro e em seguida o usuário avaliar que não é relevante para ele e sair da sua lista.

A ideia é ter esse visitante cadastrado na lista por muito tempo, e para isso você deverá ter uma comunicação simples, eficaz com conteúdo que realmente tenha utilidade para a pessoa.

Abaixo uma lista de sugestões do que você pode disponibilizar gratuitamente em troca do e-mail:

– E-book com pelo menos 5.000 palavras que tenha um conteúdo relevante.

– Uma série de vídeos por exemplo que você mande em uma sequencia de emails com um link para cada vídeo, claro que o conteúdo deve ser relevante para o seu nicho.

– Oferecer conteúdo Premium, ou seja, quem assinar sua lista receberá um conteúdo diferenciado com algumas informações adicionais, você também pode dividir por e-mails.

– Se você tem um software para vender pode oferecer um acesso demo com algumas limitações.

– Oferece alguma ferramenta, pode ser em slide, ou Excel, etc. Para que a pessoa aprenda a fazer algum tipo de controle.

Como você viu existem várias formas de oferecer um conteúdo gratuito, escolha a que for mais adequada para você e comece imediatamente.

Como eu farei o envio dos e-mails?

Após você ter iniciado a lista de e-mails e já ter pessoas assinando você terá que iniciar o envio dos e-mails, fazer isso manualmente é quase que impossível e você vai gastar o seu precioso tempo.

Como o ditado diz “tempo é dinheiro” e nesse negócio você precisa saber que será necessário muitas vezes delegar algumas atividades ou usar ferramentas para isso.

Para enviar e-mails existem muitas ferramentas disponíveis na internet hoje, algumas são gratuitas ou tem versão demo com restrição de quantidade de assinantes, envio de e-mails ou tempo de uso.

Eu aconselho que para isso você faça algum investimento, com certeza o retorno que você terá será muito mais significante do que o valor que pagará, mas se você apenas quer ver como funciona pode começar procurando por uma ferramenta gratuita e realizando testes simples.

Se você precisa de uma indicação para serviço pago eu aconselho utilizar a Aweber, no primeiro mês você paga $1,00 dólar e nos meses seguintes $19,00 para uma lista de até 500 inscritos com envio de e-mails ilimitados.

O que é um AutoResponder?

O Auto Responder é o envio automático de mensagens de e-mail após o assinante ter feito o cadastro.

Basicamente você irá configurar no Software que escolheu para utilizar uma sequencia de e-mails para serem enviados, ou seja, você pode deixar quantas mensagens prontas quiser enviar e agendar de quanto em quanto tempo serão enviadas.

Exemplo: Eu faço um cadastro na sua lista de e-mails e imediatamente recebo o primeiro e-mail, que no caso pode ser um e-mail liberando o conteúdo gratuito que você me ofereceu e ainda dou as boas vindas por ter assinado a lista, o segundo e-mail recebo um dia depois com um artigo restrito, por exemplo, e assim por diante.

Quando um segundo usuário assinar sua lista ele receberá o primeiro e-mail e a sequencia em ordem cronológica.

Qual o momento certo de oferecer um produto?

Eu diria que o momento certo para você oferecer um produto depois de ter iniciado a comunicação por email marketing é somente depois de ter adquirido a confiança do seu assinante, eles devem estar sentindo-se à vontade e continuamente consumindo o conteúdo que você posta no seu site, nesse momento eles confiam no que você diz, pois você tornou-se uma autoridade nesse assunto.

Para você chegar ao ponto de ter confiança terá realmente que oferecer um conteúdo de qualidade, isso é um trabalho de formiga, é com paciência que se chega longe, e vou um pouco além, você deve oferecer 70% ou mais de conteúdo gratuito para só então vender e garanto para você que com certeza verá os frutos do seu trabalho com resultados significativos que de nenhuma outra forma conseguiria.

O conselho que posso te dar é para sempre colocar as coisas em ação. Ficar esperando sentado não resolve nada, então comece o quanto antes.

É isso, boa sorte com a sua lista de e-mails.

Abraços.

Vinícius Antonio.

Vinícius Antonio

Vinícius Antonio

Olá, meu nome é Vinícius Antonio, atualmente sou Empreendedor Digital trabalhando há mais de um ano como afiliado de produtos. Sou formado em "Análise e Desenvolvimento de Sistemas" e Pós Formado em "MBA em Gerenciamento de projetos". Fiz alguns bons cursos dentro do Marketing Digital que me ajudaram a dar meus primeiros passos. Tenho 29 anos, sou casado e o que mais desejo é te ajudar a entender como esse mercado funciona.

Website: http://magiconegociodigital.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *